terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Jesus Te Ama!

No final da tarde de ontem, fui surpreendido pelo som de mais uma passeata na Avenida Paulista com direito a muita gritaria e histeria. Lembrei-me na hora do conteúdo do post “Cadê a Rebeldia?”, o qual discorre sobre os conflitos entre gerações e o universo rebelde dos jovem nos dias de hoje. E confesso que fiquei até empolgado, achando que finalmente alguém estava expressando seu repúdio ao governo, combatendo a opressão, lutando pelos seus direitos de cidadão, apelando para que as autoridades exercessem seu trabalho de uma forma mais humana e justa mas, infelizmente, levei um balde de água fria gigante…

Ao olhar para fora da janela do prédio, vi que um grande número de pessoas, na maioria jovens, estava gritando algo sem parar, pulando abraçados uns aos outros enquanto caminhavam pela calçada da Paulista sentido Consolação. E qual não foi meu desencanto ao perceber que eles estavam cantando em alto e bom som: “Jê - sus te ama!”. Era somente isso... Um bando de jovens pulando ao som de tambores e gritando: “Jesus te ama!”

Os leitores conseguem perceber a total inversão de valores presentes em um evento como este? Se antes eram a razão e a consciência que levavam as pessoas às ruas para protestar contra o sistema, agora são a emoção e alienação a favor do sistema dominante que comandam o espetáculo! Se antes era a capacidade de pensar, de articular pessoas em pról de uma luta com objetivos racionais, clamando por mudanças sérias e concretas que ditavam as manifestações de rua, hoje temos um bando de jovens pulando e gritando abraçados para simplemente dizer que Jesus me ama! E o pior é que eu sei que essa não foi a primeira e muito menos a última das “marchas para Jesus” que eu testemunharei, todas elas, de uma forma ou de outra, engendradas para dizer que Jesus me ama e isso ser razão suficiente para eu me juntar ao coro em estado de torpor.

Resumindo tudo, se ontem era a consciência que levava os jovens às ruas, hoje é a alienação, “sinal dos tempos” de uma sociedade cada vez mais dependente de concepções religiosas para levar sua vida adiante. E uma sociedade alienada é uma ameaça à diversidade de idéias, ao estado de direito e às instituições democráticas, sendo mais uma dica de que estamos caminhando às pressas para uma Segunda Idade das Trevas...

Um comentário:

  1. Pois é Cruz, trata-se de mais uma evidência da consagração da vitória do populismo barato sobre o pensamento crítico.

    Você leu em meu post sobre esse mesmo assunto - http://ronirafael.wordpress.com/2009/12/15/jesus-me-ama-que-bom-nao/ - alguns problemas básicos, os quais estão em maior evidência, pelo qual nós passamos hoje. E essa alienação comentada por você mostra como é preciso muito pouco para fingir que está tudo maravilhoso e a partir daí passar a ser muito feliz. Basta que você saiba que Jesus te ama. Tudo resolvido!!!

    Enfim, deixa este mundo material e pecaminoso terminar e garanta já o seu lugar definitivo no paraíso!

    Num mundo onde o pensamento crítico também está ameaçado de extinção pela ação do homem, esse tipo de solução proposta por esses cristãos alegres e saltitantes tem todo o espaço necessário para o sucesso garantido.

    Abraço...

    Roni Adame

    ResponderExcluir