segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O Pior dos EUA

A ex-governadora do Alasca e ex-candidata à Vice-Presidência pelo partido republicano, Sarah Palin (foto ao lado), pediu na última quarta-feira (dia 09/12) ao presidente Barack Obama que "boicote" a cúpula sobre a mudança climática, a qual acontece em Copenhaguen, Dinamarca (fonte:site G1). Segundo a ex-governadora, a conferência é politizada e todas as propostas de redução da emissão de gases causadores do efeito estufa estão longe de recompensar os custos econômicos. Acrescentou ainda que não há provas de que o aquecimento global está sendo causado por atividades humanas, que a cúpula do clima não trará nenhum benefício concreto e que ainda causará prejuízos à economia americana. A política baseou seus "sensatos" argumentos no recente escândalo que vem sendo chamado de "Climagate", no qual o roubo de e-mails comprometedores sobre a mudança climática trocados entre cientistas britânicos revelou uma suposta manipulação de dados para dar uma "aparência" mais grave ao aquecimento global.


As absurdas declarações dessa "decente senhora" refletem muito bem um perfil bastante desprezível de norteamericanos, os quais só enxergam o próprio umbigo, lutam com todas as armas disponíveis para proteger seus interesses imediatistas e acreditam que o mundo deveria ser regido pelas leis da Bíblia. Conforme mencionei no post "Segunda Idade das Trevas", existe um tipo específico de norteamericano que mora no interior, dirige sua caminhonete altamente poluidora, consome tudo em demasia e acha que a Terra acabará em breve mas ele, como bom cristão, estará são e salvo para viver eternamente ao lado de Deus. Já teve até político no congresso americano dizendo que o aquecimento global é fruto da vontade de Deus e não os efeitos da ação do homem sobre o mundo. Esse perfil é bastante representativo da ala de extrema direita do partido republicano, concentrando aquilo de pior que existe nos EUA através de pessoas com pensamentos tão obtusos, tradicionais e fundamentalistas quanto aqueles que orientam os interesses dos terroristas islâmicos.


Nem mesmo os americanos gostam de Sarah Palin, sendo frequente alvo de ridicularização no programa Late Show de David Letterman (que no Brasil é veiculado pelo canal por assinatura GNT). Portanto, nada mais justo do que dedicar um post em repúdio ao comportamento retrógrado, inaceitável nos dias de hoje, o qual representa um perigo real para as tomadas de decisão em assuntos importantes para o presente e futuro do planeta.


Em relação à utilização do caso "Climagate" para justificar a continuidade de um estilo de vida imediatista e predatório eu peço desculpas mas não vou nem comentar... Existe uma incontável quantidade de evidências, oriundas de diversas fontes científicas ao redor do mundo que alertam-nos para as causas humanas envolvidas no aquecimento global. Está tudo aí disponível há anos para quem estiver a fim de pesquisar em livros, revistas, documentários, Internet, etc. Mais do que querer tapar o Sol com a peneira, não querer encarar a realidade dos fatos é simplesmente um crime contra o planeta e suas futuras gerações.


Abs:

Marcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário