quinta-feira, 9 de abril de 2009

Apresentação

Especular sobre a probabilidade de haver vida ou até mesmo vida inteligente além dos limites do nosso planeta abre caminho para a reflexão sobre como a vida teria se originado na Terra. A despeito de toda a controvérsia que o assunto fomenta, envolvendo desde as mais infantis ridicularizações até as reações emocionais mais fanáticas, não podemos negar que o tema, quando coerentemente explorado, pode ajudar-nos a ter uma visão mais questionadora a respeito de nós mesmos. Campos do conhecimento humano como física, cosmologia, exobiologia, engenharia aeroespacial, engenharia genética, tecnologia da informação e outras ciências correlatas revelam-nos cada vez mais o quanto estamos confinados em um minúsculo ponto do universo e quão questionável é a nossa concepção acerca da realidade. Negligenciar a importância dos avanços da ciência nessas áreas em relação à construção da nossa visão de mundo é o mesmo que viver usando as lentes da Idade Média. Para exemplificar aquilo que eu estou tentando dizer, segue o vídeo do saudoso Carl Sagan, Pálido Ponto Azul, inspirado pela sonda Voyager ao tirar uma foto do planeta Terra a 6.4 bilhões de km de distância:


Ao olharmos com bastante cuidado para a imensidão do espaço em uma noite salpicada de estrelas, não há como retornar ao nosso cotidiano sem questionar aquilo que estamos fazendo por aqui. Longe de ter a pretensão de oferecer as respostas para tais indagações, este é um espaço para a exploração da dúvida, travamento de debates e fomentação de perguntas. E é justamente por causa dessas características indagadoras que este espaço está longe de ser um simples blog sobre Ufologia. O "olhar extraterrestre" como ponto de partida para tais indagações é apenas uma expressão dúbia e provocativa, servindo sobretudo ao interesse da minha busca pessoal por uma referência externa. Busco idéias, possibilidades e opiniões que sejam "alienígenas" em relação aos paradigmas vigentes em nossa sociedade, sejam eles políticos, religiosos ou culturais. Um "olhar de fora", conforme foi possível testemunhar no video acima, com o objetivo de dar força a uma forma diferente de ver as coisas, quebrando a linha do continuismo e abrindo espaço para alternativas ao modelo predominante de sociedade que todos nós alimentamos.

É assim que, sob o olhar crítico do blog Visão Alienígena, eu asseguro que não haverá dogmas, crenças, tabus, filosofias, tradições ou paradigmas que serão considerados como assuntos intocáveis neste espaço. Aviso aos incautos que o questionamento, ferramenta soberana por aqui, será sempre o ponto de partida para uma jornada cujo destino nós não sabemos ao certo aonde vai dar. Se você é uma pessoa abarrotada de certezas e respostas prontas, provavelmente veio ao lugar errado.

Um brinde à razão:
Marcio Cruz

5 comentários:

  1. Caro Márcio, parabéns pela iniciativa do blog. Espero que seja o canal ideal para que você se expresse da forma que procura. Gostaria de dizer que concordo quanto ao que disse sobre a questão extraterrestre. Qualquer pergunta que venhamos a formular sobre as possíveis civilizações inteligentes espalhadas pelo espaço realmente nos força a voltar nossos olhos pra nós mesmos em níveis coletivos e individuais, macro e micro. Mas acredito que, hoje em dia, com o pouco que sabemos sobre o universo, nem precisamos falar sobre civilizações extraterrestres especificamente para que, devidos aos nossos atuais conhecimentos, possamos frequentemente colocar em xeque posturas e valores até hoje considerados por nós como “os mais adequados”. Neste feriado de páscoa, devido às festas cristãs e diferentes demonstrações de fé ocorrendo por diferentes estados, países, culturas, mais uma vez sou obrigado a observar e questionar vários aspectos comportamentais de diferentes grupos, mais intensamente a massa popular. Confesso que estou tendo que pensar em até que ponto a chamada “TRADIÇÃO” é algo cuja existência nos ajuda em algo ou se tal conceito tem nos jogado cada vez mais buraco a dentro. Fica aqui já minha primeira sugestão como tema a ser explorado futuramente: A TRADIÇÃO E SUAS RAMIFICAÇÕES. Espero que esses e muitos outros temas relacionados possam ser explorados aqui em seu espaço de uma forma mais clara, objetiva, sem que sejam escurecidos por aspectos pseudocientíficos, religiosos, místicos ou esotéricos, exigindo de verdade um exercício de nossas capacidades perceptiva, reflexiva e questionadora e não apenas tentando inventar diferentes formas de defendermos e preservarmos o que achamos ser “verdade”. Abraço... Roni Adame

    ResponderExcluir
  2. Ok Roni. Obrigado por inaugurar meu blog sendo o meu primeiro seguidor. Obrigado também pela sugestão de tema a ser explorado. Concordo inicialmente com você e vou considerar sua sugestão quando for escrever novamente. Seja bem-vindo e fique à vontade para comentar e/ou criticar o que você bem entender.

    ResponderExcluir
  3. então caríssimo...eis me aqui, e que o céu nunca seja o limite!

    ResponderExcluir
  4. Grande escritora Luci! Obrigado pela sua nobre presença por aqui. Seus comentários, críticas e observações serão muito bem-vindos. Be my guest!

    ResponderExcluir
  5. Oi.. então.., estarei por aqui também lendo suas postagens, tenho minhas reservas quanto as suas opiniões as vezes um tanto quanto "causticas" (como vc mesmo me disse.. rs) mas tá valendo! blz!

    "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena", certo? ;)

    Abçs

    ResponderExcluir