quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Água na Bunda


O presidente do painel da ONU sobre mudanças climáticas, Rajendra Pachauri, advertiu que a humanidade tem mais cinco anos para corrigir o rumo. Se nada for feito, segundo os cientistas, a desordem climática poderá ser irremediável. Diante de tal cenário, seria contraproducente tentar enumerar aqui todas as advertências sobre os riscos que corremos ao não darmos total atenção para a urgência de uma mudança radical no estilo de vida predatório que a humanidade insiste em levar adiante. Todavia, creio que vale ressaltar o furor causado pelo documentário "Uma Verdade Inconveniente", de Al Gore, o qual recebeu o Oscar de melhor documentário em 2007 e o crescente engajamento de institutos educacionais, ONGs e empresas em todo o mundo para promover práticas sustentáveis através de inovações tecnológicas diversas. Em meio ao esforço multilateral em busca por soluções, os efeitos do aquecimento global terão agora mais uma chance de serem minimizados na 5ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a qual será realizada entre os dias 7 e 19 de Dezembro, em Copenhagen, Dinamarca.

Enquanto isso, nosso ignorante presidente diz "...não podemos pensar na Amazônia como se fosse um santuário da humanidade" e a Petrobrás investe pesados recursos na exploração de combustível fóssil, seja com o tão alardeado pré-sal ou no recente arremate de duas provincias para exploração de petróleo na região da Patagônia. Essa visão do desenvolvimento humano totalmente míope e arrogante, a qual coloca o ser humano acima das outras espécies animais e vegetais, embora oportunista e conveniente em termos políticos, é ridiculamente obsoleta em termos científicos, morais e filosóficos (e que no final são os aspectos que realmente importam). Em plena contramão da História, o governo brasileiro está respondendo da seguinte maneira ao vídeo postado logo acima: danem-se os ursos polares!

E você? Vai esperar um governo cego, surdo e imediatista fazer algo para você assumir sua parcela de responsabilidade no grau de severidade do aquecimento global? Vai esperar o problema bater em sua porta como no video logo acima? Quantos ursos polares perecerão até a água bater na sua bunda e somente então você perceber que precisa fazer algo a respeito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário