quarta-feira, 8 de julho de 2009

Retrocesso de 50

50 é o número do lamento, da indignação e da vergonha. Tenho vergonha de ser gente e cúmplice desse quadro tão absurdo causado por você leitor, eu e todos os outros seres humanos.

Saiu no site de notícias G1: "Mudança do clima trará retrocesso de 50 anos para países pobres". O artigo diz que os ganhos obtidos pelos países mais pobres nos últimos 50 anos podem ser perdidos totalmente e de forma irreparável devido às mudanças climáticas. Segundo o artigo, o maior impacto será o aumento da fome. Com as alterações sofridas na zona tropical, plantações de culturas-chave na alimentação humana, especialmente milho e arroz, estarão em risco.

Essa é uma catástrofe anunciada. Eu tenho acompanhado o alerta de ecologistas, cientistas, ONGs e institutos de pesquisa sobre os perigos do modelo de vida predatório que levamos desde o final da década de 1980 e, 20 anos depois, o que podemos dizer que foi feito a respeito? Absolutamente nada! Incrível, triste e muito desanimador...

Eu já estava prestes a comentar o retrocesso envolvendo nosso ignorante presidente Lula (e olhem que já fui petista!), o qual sancionou a medida provisória 485, quando a notícia de ontem sobre o retrocesso de 50 anos apareceu para acrescentar mais paroxismo à minha já inchada indignação. Mas não posso deixar de comentar o quanto que o nosso irresponsável e inconsequente presidente está na contramão da história ao sancionar a inacreditável lei. Numa época em que prega-se tanto a importância da sustentabilidade nos setores corporativos, em um período em que somos testemunhas dos esforços do mundo inteiro, inclusive de Barack Obama para adotar políticas de redução do impacto ambiental, vemos nosso "querido" presidente sancionando uma lei a favor do desmatamento na Amazônia. Segue o artigo sobre o assunto publicado pelo Greenpeace:

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na terça-feira a MP 422/08, conhecida como MP da Grilagem, que amplia de 500 para 1.500 hectares o limite de áreas invadidas na zona rural da Amazônia Legal que podem ser legalizadas pelo governo sem exigências, como uma licitação, por exemplo. Ao converter a medida em lei, Lula vetou o artigo que condicionava a regularização das propriedades ao zoneamento ecológico-econômico (ZEE) dos estados. Colocando regras para a ocupação do território, o zoneamento determina quais áreas devem ser preservadas e quais podem ser destinadas a atividades econômicas mais intensas, como agricultura ou pecuária.

"O governo age de forma esquizofrênica. Cinco dias depois de lançar um ambicioso fundo para captar recursos para a proteção da Amazônia, o presidente Lula recua e dá um passo atrás em direção à destruição", disse Paulo Adario, diretor da campanha da Amazônia, do Greenpeace. "Além de aprovar a grilagem na maior floresta tropical do planeta, Lula vetou a única exigência que poderia qualificar o processo de ocupação dessas áreas na região. Assim, o governo está dando uma péssima sinalização aos potenciais doadores interessados em ajudar o Brasil a proteger a Amazônia."

Segundo Adario, essa benção irrestrita ao PAG, o Plano de Aceleração da Grilagem, só vem confirmar os temores de que o governo optou pelo pragmatismo eleitoreiro, em vez de ampliar os investimentos em atividades que ajudem a manter a floresta em pé e fortalecer as instituições encarregadas de zelar pelo patrimônio ambiental dos brasileiros, como Ibama e Polícia Federal" (fonte:site do Greenpeace).

Mas voltando à questão do pequeno retrocesso de 50 anos, estamos falando de graves danos aos países pobres, certo? Então, que se danem! Danem-se os outros, afinal, não tenho tempo para lamentar e muito menos culpa nessa estória. Sou um exemplo de ser humano! Faço tudo certo! Então, não me interessa essa notícia. Vou viver minha vida da forma como todo mundo vive. Vou mudar minhas atitudes enquanto todo mundo continua no conforto, depredando a natureza? Nem a pau! Vou é garantir o meu! Quem vier depois de mim que se vire para lidar com as mudanças climáticas! Não tô nem aí com o mundo... Quero que se danem todos!


Perdoem-me pelo alto teor de ironia mas, lá no fundo, é exatamente isso o que acontece. Deixar de jogar papelzinho ou lixo pesado na rua? Gastar menos tempo no chuveiro? Trocar a borrachinha da torneira que está vazando? Trocar minhas lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes? Deixar de imprimir tudo quanto é tranqueira que eu faço no computador? Comprar um carro mais econômico? Denunciar os desmatamentos que meu vizinho provocou? Comprar madeira licenciada pelo IBAMA? Deixar de matar aquele "bicho horrendo" que apareceu dentro da minha barraca no camping? Deixar de lavar a minha calçada? Votar em um político que prioriza a proteção ambiental? Ter mais interesse por assuntos envolvendo ecologia, sustentabilidade, aquecimento global e sistemas alternativos de energia? Sinto muito... É muito sacrifício e eu ainda nem faço nada de errado... Vou cuidar é da minha vida! Tenho mais o que fazer... E o mundo, enquanto isso, continua sua jornada a passos largos em direção à sua própria destruição.


E o tipo de comentário continuista que se segue ainda é muito passível de acontecer: "Mas Deus nunca deixaria isso acontecer com a gente, certo?" Nãããoooo... errado!!! Muito errado! Fazendo uso de uma analogia, é como se estivéssemos em um navio que está afundando e os passageiros começassem a rezar, acreditando que Deus se encarregará de salvar nossas almas ao invés de fazermos algo de concreto para salvar nossas vidas.


Logo, se não mudarmos agora o nosso comportamento altamente consumista, imediatista e individualista, o impacto do aquecimento global baterá muito em breve em nossa porta, fruto de um efeito dominó, não interessa se somos ateus ou crentes, pobres ou ricos, gregos ou troianos. Todos nós, sem exceção, retroalimentamos o estilo de vida continuista que acabará nos matando! O perigo está muito longe de ser uma novidade e, por mais paradoxal que isso possa parecer, continuamos em rota de colisão contra nossa própria existência...

Então, eu só posso propor um brinde:

Viva o retrocesso de 50! Somos todos um bando de primatas suicidas!

3 comentários:

  1. Concordo plenamente, se todas as pessoas tivessem o mesmo pensamento como você o mundo com certeza seria melhor, pois nós podemos conciliar as duas coisas como: utilizar os meios da tecnologia fazendo com que a mesma evolua, mas não esquecendode que temos algo a preservar: o meio ambiente.
    O fato do Lula tomar esta decisão só nos faz ficar mais indignados com o nosso presidente, que deixa a nossa maior riqueza ser destuida e auxiliando os desastres que consequentemente o futuro do nosso país sofrerá.

    ResponderExcluir
  2. Grande Marcio!

    Inconscientemente, a maioria de nós, pelo menos, acredita que o amanhã não existe, então fazemos tudo hoje, não nos preocupamos com o depois, somos “educados” a consumir e consumir o que quer que seja, apesar de nos preocuparmos como o futuro, pouparmos para os dias difíceis enfim, deixamos as coisas importantes para amanhã, “segunda-feira começarei um regime”, “mês que vem deixarei de fumar”, “no fim do ano começarei a minha separação seletiva de lixo”, ou seja, somos acomodados e especialistas em dar desculpas.
    Um exemplo de como somos esquisitos:
    Aqui na Sede do SESC onde trabalho, a administração começou com o excelente programa “Lixo: menos é mais”, onde aboliu o uso de tudo que é de plástico descartável, agora, cada funcionário tem a sua caneca para café e a sua moringa para água e o próprio é responsável pela higienização, utilizando detergente biodegradável, e em breve papel também biodegradável.
    E é claro que algumas pessoas, a minoria para falar a verdade, está reclamando que não vai dar certo, que é um absurdo ter lavar os utensílios, tanto que as moringas, que são de vidro, estão sendo trocadas por acrílico resistente a queda pois, “por acidente” vários funcionários tem quebrado as suas. Incrível!
    Também já fui petista, e hoje faço questão de ser ignorante em matéria de política, e entendo que essa lei sancionada pelo presidente não é mais que um ato político que beneficiará poucos, como sempre, e não acho que apenas se trata de PT-Lula ou qualquer outra legenda mas, apenas de política. E a sua ironia é perfeita.
    Quero deixar registrado que sempre passo por aqui, o difícil é ter tempo para comentar todos os seus posts. Só para finalizar o post “Deus é gente” é FANTÁTICO!!!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Erica e Wagner pelos seus comentários. Vamos continuar a dar voz a uma forma diferente de ver as coisas. Conto com vocês para ajudar nesta tarefa.

    Abs:
    Marcio

    ResponderExcluir