quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Ufologia Dissecada

É impossível desassociar a palavra Ufologia de inúmeras cenas de filmes de ficção científica gravadas em nossa mente, desde as películas mais toscas do cinema antigo até as modernas superproduções hollywoodianas. A mídia de massa, desde pelo menos 1898 com o lançamento do livro "A Guerra dos Mundos" de H. G. Wells, vem encantando, cativando e muitas vezes contribuindo para a mente humana dar vazão desenfreada aos seus conflitos, medos, emoções, carências e imaginação quando o tema é "vida além da Terra". É por isso que, para a maioria das pessoas, a questão extraterrestre não passa de roteiros muito mal-elaborados de megaproduções cinematográficas. Como não associar uma coisa com a outra? É uma imagem tão popular... Desta forma, qualquer tentativa de abordagem mais séria sobre o tema, por padrão, passa a ser alvo de ridicularizão.

A Ufologia, por sua vez, não faz muito bem a sua parte na elucidação do tema: para aqueles poucos que já tiveram um contato mais aprofundado com o assunto, é fácil notar que a Ufologia, funcionando como verdadeira esponja de crenças populares, incorpora hoje questões polêmicas e as vezes até infantis como Stonehenge, Círculos Ingleses, Pirâmides, Pistas de Nazca, Aparições Marianas, Fenômenos Paranormais, Chupacabras, Triângulo das Bermudas, Teorias Conspiratórias, Mediunidade, Canalizações, Resgate Mundial, Fraternidade Branca, Governo Oculto do Planeta, Terra Oca e por aí vai... Se todas essas questões além de muitas outras aqui de fora por pura falta de espaço estão vinculadas à fenomenologia extraterrestre, a Terra é com certeza o lugar mais estranho e agitado do Universo! Para piorar muito mais a confusão, existe um interminável "ciclo de desinformação" entre testemunhas, ufólogos e mídia sensacionalista, na maioria das vezes "contaminados" por interpretações mais que tendenciosas (uma vez que, por exemplo, sendo UFO a sigla em Inglês para "Objeto Voador Não Identificado", o objeto "não identificado" não pode ser necessariamente vinculado à uma "nave extraterrestre"). E por último, a imparcialidade, qualidade que se espera de qualquer investigador que objetiva ser reconhecido pela ciência oficial, mostra-se longe de poder brotar nos meios ufólogicos. Ao invés disso, alguns ufólogos parecem estar cada vez mais preocupados em manter seus pontos de vista ou até mesmo seu status em detrimento da investigação propriamente dita.


Com a perspectiva de dar um grande basta à ausência de critérios, corrigir essas imensas distorções e alinhar a Ufologia com árduo caminho do "reconhecimento oficial", duas das maiores autoridades no assunto da velha-guarda, Ubirajara Rodrigues e Carlos Reis, lançaram na última sexta-feira, dia 31 de Julho de 2009, seu polêmico livro: “A Desconstrução de um Mito - Um Mito Nada Moderno Sobre Coisas Vistas na Terra: Porque os Discos Voadores Podem Não Existir”. Estive presente no lançamento que foi precedido por uma excelente palestra, comprei o livro e posso afirmar que, até o momento (estou na página 42 da obra), tudo indica tratar-se de um divisor de águas. Com humildade, sensatez, meticulosidade, profundidade e erudição incomuns, Ubirajara Rodrigues e Carlos Reis têm demonstrado capacidade suficiente para revolucionar o que entendemos por "estudo ufológico". É claro que com o desagrado de muita gente, deve-se admitir mas, pelo que pude observar até o momento, sacrificando absolutamente tudo na difícil busca da verdade. Vamos torcer para o livro manter esse mesmo nível coerência ao longo de suas 458 páginas...


Quem tiver interesse e tempo, vale a pena conferir a palestra gravada na íntegra no site Ceticismo Aberto. Segue o link: http://www.ceticismoaberto.com/news/.


Abs:

Marcio

2 comentários:

  1. Márcio, é muito boa a sensação quando vemos pessoas desapegadas de si mesmas, de seus egos, fazendo o que deve ser feito.

    Assim como em tudo o que é pesquisado e estudado - na ufologia "séria" não seria diferente - o alvo, a meta, o objetivo deveria ser sempre a informação pura e simples, mais aproximada possível da realidade dos fatos, sem a distorção usual causada pela distorção do objetivo da pesquisa quando o objetivo deixa de ser a informação e passa a ser alguma forma de evidência de quem a gera.

    Com bem disse Ubirajara Rodrigues na palestra, a verdade não tem qualquer vínculo com nossos gostos pessoais. Parece tão simples não? Mas é impressionante como isso é quase impossível de ser praticado, ainda mais na ufologia brasileira.

    O trabalho do Ubirajara Rodrigues e do Carlos Reis, com participação do nosso querido amigo, e seríssimo pesquisador Rogério Chola, está de parabéns pela proposta que traz. Trata-se de uma proposta corajosa e extremamente necessária: rever tudo o que pensamos saber sobre o contexto ufológico, filtrar tudo sob uma nova perspectiva séria e responsável e, com isso, minimizar a distância abissal que nos separa da lógica que possa existir por trás do fenônemo OVNI.

    Abraço.

    Roni Adame

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Roni. O interessante da palestra bem como do livro tem sido o enfoque humano dos pesquisadores. Ou seja, aquela velha discussão que já conhecemos sobre antes de olharmos para "um fato", já estarmos tão contaminados por uma multitude de premissas que estas acabam distorcendo o fato na sua forma original. Algo similar à alegoria da caverna de Platão. Essa tem sido a abordagem até o momento, condição que eu acho fundamental na aquisição e na construção do conhecimento. Hoje em dia, em plena era da informação, nunca foi tão fundamental nossa busca pelo conhecimento na verdadeira acepção da palavra.

    Abs:
    Marcio

    ResponderExcluir