sexta-feira, 12 de junho de 2009

EmoET?

Tentando responder uma indagação da seguidora Rita no post "Glória ao Senhor, minha única droga!", a qual envolveu a seguinte idéia: "Como vc acha que os extrarrestres lidam com a emoção?", eu desenvolvi o seguinte:

Bom Rita, a resposta curta e honesta para a sua indagação é: eu não sei. Todavia, poderíamos especular através da comparação com o que nós fazemos em nosso planeta. Uma pessoa que não sabe lidar com as emoções é comumente vista como uma pessoa destemperada: ansiedade, nervosismo, julgamento falho, precipitação, paralisia, autoproteção, crises de choro e até violência participam do comportamento de uma pessoa destemperada, tendo mais ou menos um pouco de cada item, variando muito de pessoa para pessoa. Pois bem, teriam os extraterrestres o mesmo tipo de comportamento? Bem, não teríamos como generalizar isso por todo o universo mas, em relação aos alienígenas que viajam através do espaço, eu acredito que eles não seriam dominados pela emoção e vou explicar o motivo.

Avaliando todos os detalhes possíveis em uma missão espacial tripulada, vemos que existe um universo de coisas em jogo por estarmos lidando com condições hostis para a vida humana. Existem muitas equipes de altíssimo nível técnico trabalhando em diferentes estágios da missão para garantir que tudo dê certo e que nenhuma falha resulte em perda de milhões de dólares em investimentos ou pior: resulte em perda de vida humana. A fórmula certa de combustível, o traje adequado, a alimentação correta, toda a tecnologia envolvida, aperfeiçoamentos que precisam ser testados, tarefas que precisam ser executadas, procedimentos de segurança, enfim, esta lista é demasiadamente longa... Fora isso, existe todo o preparo físico, mental e psicológico dos astronautas, os quais devem zelar também para que todos os detalhes envolvidos sejam considerados e que em um momento de crise essas pessoas possam estar aptas à resolver eventuais problemas, os quais são geralmente de caráter fatal.

Agora você imagina um astronauta despreparado, destemperado, que não saiba lidar com as emoções, mesmo sem qualquer crise envolvida, só pelo fato de pensar que está a bordo de um ônibus espacial ao redor da órbita terrestre. O que uma pessoa como essa poderia estar colocando a perder? Bom, praticamente tudo.

Se compararmos as missões da NASA com hipotéticas viagens espaciais intergaláticas, nossas viagens tornam-se realizações muito primitivas. Uma coisa é uma missão para fora da órbita terrestre para consertar um telescóspio ou no máximo pousar na Lua (feitos que são, obviamente, um avanço muito grande para a humanidade). Outra coisa completamente diferente é superar as monstruosas e paradoxais fronteiras do espaço/tempo em uma viagem interestelar, ainda mais com outra grande diferença de poder encontrar uma civilização diferente pela frente. Se precisamos de gente muito preparada para o primeiro caso, imagine para o segundo.

Desta forma, acredito que os extraterrestres que viajam pelo espaço saibam lidar muito bem com as emoções. Aliás, poderíamos especular se não seriam os sentimentos ao invés das emoções aqui em jogo nesta especulação, justamente por tudo aquilo que eu comentei anteriormente. Assim, imagino que teríamos que definir o que seria emoção, razão e sentimento para levar esta discussão a um patamar um pouco mais adiante. Se quiser falar um pouco sobre isso, podemos desenvolver um outro post...

Abs:
Marcio

4 comentários:

  1. Cruz:
    Obrigada por desenvolver o tema proposto.Só gostaria de dizer que a minha questão não dizia respeito aos ETs astronautas apenas, e sim aos Ets em geral, no seu cotidiano, na sua vida em sociedade, em como lidariam com as emoções nas mais diversas situações.No aspecto por vc abordado, concordo que não daria certo alguém "destemperado" dirigindo uma nave por aí.
    Um grande abraço,
    Rita

    ResponderExcluir
  2. A pergunta é boa!
    Qto a resposta.....difícil dizer.
    É complicado elaborarmos uma conclusão pra essa questão.
    Temos o nosso parâmetro para o que significa desequilíbrio("destempero"), mas, não sabemos como "eles" definem isso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Desculpe-me Rita. Eu havia entendido de outro jeito. De forma geral como você elucidou, ou seja, abrangendo todas as possíveis faixas de evolução das criaturas inteligentes dentro do universo, creio ser possível haver de tudo. Só para expandirmos um pouco as idéias, conforme sugeriu Nicolai Kardashev, renomado astrofísico e ex-diretor do Instituto de Pesquisa Espacial Russo, no esquema de classificação que leva seu nome, podem existir 3 tipos de civilizações no universo: Tipos 1, 2 e 3. Uma civilização Tipo 1 englobaria uma civilização que dominasse os recursos naturais de seu próprio planeta, utilizando toda a energia disponível em seu próprio mundo. Uma civilização Tipo 2 seria capaz de dominar os recursos energéticos de sua própria estrela além de colonizar seu próprio sistema solar. O Tipo 3 teria um alcance além do seu próprio sistema solar e teria como fonte energética os recursos disponíveis em toda sua galáxia. Kardashev sugeriu que este último tipo de civilização poderia ter milhões ou até bilhões de anos de existência (algo paradoxal se comparado com nossos míseros 6 mil anos de existência desde os Sumérios, na Mesopotâmia).

    Essa escala de classificação foi proposta em 1964 e é utilizada até hoje pelo SETI Institute ( Search For Extraterrestrial Intelligence). Inicialmente, Kardashev estimou que nós estaríamos na classificação zero desta escala e depois Carl Sagan redefiniu a fórmula original, estimando que seríamos uma civilização nível 0.7. De qualquer maneira, mencionei a escala de Kardashev com o intuito de ilustrar que pode haver de tudo por aí: desde civilizações primitivas (nós estaríamos mais perto do lado primitvo do que do lado avançado da escala) até civilizações com milhões ou até bilhões de anos de existência. Logo, conforme você respondeu no post acima, se considerarmos todas as civilizações possíveis, é provável que haja seres em condições parecidas com a nossa no meio disso tudo. Isso, por si só, já responderia sua pergunta, a qual indagou sobre como os extraterrestres lidariam com as emoções. Ou seja, havendo seres em condições parecidas com a nossa, estes, obviamente, não saberiam lidar muito bem com as emoções. Outros, já teriam superado nosso estágio enquanto outros, por sua vez, estariam ainda "ensaiando" os primeiros passos no processo de lidar com as emoções.

    Dentro desta linha, ir muito mais além em termos de detalhes e condições envolvidas na formação comportamental de diferentes civilizações em diferentes momentos de seus processos de desenvolvimento seria um trabalho hercúleo e provavelmente em vão. Como forma simplificada de exercitar nossa mente, todavia, penso ser o cenário de diversidade comportamental um raciocínio lógico a ser seguido. Não obstante, a medida que as criaturas inteligentes "fossem subindo" na escala de Kardashev, mais aptas a lidar com as emoções elas estariam por uma simples questão de responsabilidade. Como diriam no filme do Homem-Aranha: "grandes poderes trazem grandes responsabilidades". Imagino algo muito similar com os alienígenas tipos 2 e 3, não porque existiriam por aí ETs "bonzinhos" ou "evoluídos" (no sentido esotérico/espiritual), e sim por uma questão de sobrevivência a eles mesmos em um processo que, do contrário, dizimaria sua própria espécie. Se nós, com por volta de 6 mil anos, já possuímos plenas condições de acabar com tudo, imagine uma civilização com bilhões de anos de existência...

    Abs:
    Marcio

    ResponderExcluir
  4. Legal,Cruz! Concordo inteiramente com a relação entre consciência-responsabilidade X emoções, ou seja, quanto mais consciente e responsável um ser, melhor ele lidaria com as emoções.
    Bjs,
    Rita

    ResponderExcluir