segunda-feira, 5 de abril de 2010

Pior Cego é Aquele Que Não Quer Ver

O Padre Raniero Cantalamessa, durante a missa da Sexta-Feira Santa na Basílica de São Pedro, declarou que as recentes acusações de escândalos de pedofilia contra o Papa Bento XVI e a Igreja Católica equivalem "aos aspectos mais vergonhosos do antissemitismo". Figura influentre no Vaticano e único autorizado a pregar para o Papa, Cantalamessa recebeu críticas em todo mundo por dizer tamanha besteira e inflou ainda mais a indignação de inúmeras pessoas como o secretário geral do Conselho Central de Judeus da Alemanha, Stephan Kramer, o qual comentou:

"É repulsivo, obsceno e sobretudo ofensivo a todas as vítimas de abuso, bem como a todas as vítimas do Holocausto", declarou Kramer. "Até o momento eu nunca vi São Pedro pegar fogo, e também não houve explosões de violência contra padres católicos. Estou sem palavras. O Vaticano agora tenta transformar algozes em vítimas."

E é exatamente isso. A primeira estratégia do Vaticano frente às atrocidades foi a omissão. Depois, veio o silêncio, fingindo que não estava acontecendo nada de errado nos bastidores da Igreja. Em seguida, culparam até o Diabo pelos “ataques à Igreja” (os padres molestam inocentes e é Satanás quem vira o responsável pelo comportamento hediondo – veja mais no blog Pensamento em Extinção). E agora, parece que a posição oficial da Igreja frente às acusações de pedofilia é “dar uma de vítima”. Insinuar que é tudo “perseguição” e ainda comparar acusações de pedofilia com “antissemitismo”, obriga-nos, paradoxalmente, a ter dó de estupradores só porque estes vestem batina!

O pior é que na página do G1 onde está publicada a notícia, existem comentários de pessoas que ainda defendem o padre Cantalamessa, o Papa e a Igreja, alegando que o Deus está com o Papa e que não existe nada de errado apesar das acusações. Quer dizer, não existe nada de errado porque certamente não foram essas pessoas as vítimas de estupro ou abuso sexual. Se tivessem passado por essas horrendas experiências, certamente teriam uma opinião bem diferente.

É impressionante o que a fé religiosa faz com as pessoas. Deixam-nas cegas, mesmo aquelas que são de boa-índole e não são fanáticas em suas crenças, ao ponto de ficarem irracionalmente ao lado de charlatões, fascínoras e criminosos. Defendem sua fé com unhas e dentes, mesmo que isso custe o sofrimento de crianças que foram abusadas sexualmente por homens nos quais elas depositaram a sua mais inocente confiança. Para cada ato de indiferença, acobertamento ou "vista grossa" dos católicos em relação aos abusos sexuais dentro da Igreja, há um certo grau de conivência com o abominável que torna cada um desses fiéis responsáveis indiretos pela perpetuação da atrocidade. A cegueira é tanta que, no caso de uma hipotética segunda vinda de Jesus, o pobre do nazareno seria torturado mais uma vez pelos seus próprios seguidores, incapazes que estes seriam de reconhecer a autenticidade de seu messias pelo espesso véu de sua fé.

Um comentário:

  1. Só pra você ter uma idéia...

    Neste domingo a rede Record de TV, no programa Domingo Espetacular, passou uma matéria extensa e bem enfática sobre os escândalos de pedofilia na igreja em todo o mundo. Eu, particularmente, chamo de Santa Pedofilia.

    Eu tive a oportunidade de assistir o programa na casa de uma pessoa muito católica. Veja as reações da pessoa ao longo da matéria:

    Primeira reação: "Essa estória está mal contada. Acho que não está sendo investigada direito".

    Segunda reação: "Que absurdo. Até parece que isso acontece só na igreja católica. Até parece que com os crentes isso também não acontece".

    Terceira reação: "Ah. Também!?!? Veja quem está fazendo a matéria: o bispo! Até parece que isso não contece lá com eles".

    Quarta (última reação): "Vamos tirar desse canal...".

    Creio que por trás das quatro manifestações acima podemos encontrar muitíssimos dos aspectos religiosos e degradadores do ser humano os quais você menciona devidamente em seu post. Está tudo bem resumido... rs.

    Grande abraço.

    Roni
    (Blog: http://pensamentoemextincao.wordpress.com)

    ResponderExcluir